domingo, 8 de abril de 2018

É gostosa, mas é fraca!


É gostosa, mas é fraca!

Há uns anos, conheci três sujeitos cuja graça era Casolas, Espadinha e Bacalhau. Estas personagens, entre outras actividades palermas, aplicavam grande parte do seu tempo a lançar desafios uns aos outros. Envoltos em grandiosidade, os ditos desafios assentavam essencialmente na estupidez inerente a cada um dos desafiadores. Todavia, será de salientar que as ideias do Casolas se destacavam, isto apesar da forte concorrência. O Casolas era, sem margem para qualquer dúvida, o mais parvo dos três. Manobras, como por exemplo, voar do alto de uma azinheira com umas asas de papelão, saltar de um salgueiro para uma ribeira com meio metro de água, ou ainda, descer ravinas de bicicleta sem travões, eram o garante de tão solene distinção.
O lançamento da primeira pedra, em qualquer que fosse o desafio proposto, consistia em usar a expressão: “Não és capaz!” ou então “Não és homem não és nada!”. Picado um, o outro servia de testemunha e, caso necessário, auxiliava posteriormente no salvamento. Em geral, o resultado desta actividade eram escoriações e pequenas fracturas, umas resultantes directamente do desafio e outras por chegar a casa com a roupa a puxar para o badalhoco.
Com o evoluir da espécie, e não, não se iludam, nessa evolução o Casolas, Espadinha e Bacalhau não estão incluídos. Eles, além de não terem evoluído, apresentam robustos sinais de regressão. Refiro-me então aos jovens de hoje em dia. Estes seres, também colocam desafios uns aos outros, só que já não são colocados presencialmente nem envolvem testemunhas. Os desafios são agora promovidos no não sei quê YouTubaro, e estão envoltos numa criatividade apenas ao alcance de mentes enxertadas de limoeiro. Além disso, as primitivas provocações: “Não és capaz!” ou “Não és homem não és nada!”, também já não são usadas. Agora, um qualquer individuo vê o dito no YouTubaro e, por auto-recreação abota mãos à obra, tendo como única testemunha a câmara a filmar. Cumprida a tarefa, pega no filme e espeta com ele no YouTubaro, isto está claro, se ainda respirar.
Alguns desafios modernos chegam a roçar a excelência, por exemplo, o consumir pastilhas para a máquina de lavar, trepar a prédios sem usar rede ou enfiar facadas no próprio corpo à ordem de outro, são desafios indiscutivelmente inspiradores. Há que reconhecer que, à primeira vista, o Casolas e companhia, não passam de uns meninos à beira destes jovens, nomeadamente dos que sobrevivem.
Contudo, um enfrentamento geracional de desafios acabaria por demonstrar que não é bem assim! Uns jovens YouTubaros propuseram ao Casolas um desafio, que consistia em entornar goela abaixo um almude de uma bebida alcoólica, escolhida e paga pelos YouTubaros. A bebida eleita foi a Spirytus Rektyfikowany (Álcool rectificado, com 96% de teor alcoólico, destilado de beterraba ou batata, produzido na Polônia), para ser consumida em dozes de meio quartilho.
Finalizada a décima ronda, o Casolas aguardava, nervoso, o atesto do copo e, o oponente YouTubaro, acamado no chão, aguardava reanimação. Entretanto, e apesar do reconhecimento da derrota por parte dos YouTubaros, o Casolas exigia mais um meio quartilho à conta da vitória, enquanto arrematava: “É gostosa, mas é fraca!”.

Sem comentários:

Enviar um comentário